Tratamentos de ortopedia
Os tratamentos de ortopedia ajudam a curar lesões e doenças no aparelho locomotor, como tendinites, bursites, fraturas, lombalgia, luxações, ruptura de ligamentos e também câncer nos ossos.
As principais regiões acometidas por problemas que levam a uma consulta com o ortopedista são os cotovelos, quadril, ombros, tornozelos, mãos e pés. Ademais, existe uma série de procedimentos e exames que permitem diagnosticar com precisão várias doenças nessas áreas.
Formação de um ortopedista
Para se tornar um ortopedista, o primeiro passo é se graduar em medicina, o que leva por volta de 6 anos. Depois, o profissional deve fazer uma residência médica para se especializar em ortopedia, com duração de 3 anos.
É necessário realizar um teste aplicado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) para obter o título de especialista.
Principais tratamentos de ortopedia
Os tratamentos de ortopedia podem ser conservadores ou cirúrgicos e a definição ocorre conforme o tipo de problema e a área afetada. O diagnóstico dos problemas é feito por meio de exames físicos e de imagem.
Coluna vertebral
Doenças na coluna vertebral podem prejudicar nossa movimentação e causar fortes dores. Muitos dos problemas nessa região têm origem na postura inadequada e nos esforços repetitivos, embora também possam surgir devido a pancadas e por outras situações.
Algumas das manifestações mais comuns na coluna são a hérnia de disco, a escoliose, a cervicalgia, a lombalgia e as fraturas.
Os tratamentos iniciais envolvem medicamentos para aliviar a dor, fisioterapia e, em alguns casos, o uso de coletes.
Situações mais graves são tratadas de forma cirúrgica, com opções de tratamento de ponta, como a endoscopia de coluna ou a artrodese. Esses procedimentos podem ser realizados de forma minimamente invasiva, reduzindo riscos e acelerando a recuperação.
Quadril
Bursite, tendinite, artrose, fraturas, impacto femoroacetabular e osteonecrose são alguns dos problemas que atingem o quadril. Essa articulação é formada pelo encontro do fêmur e da bacia, tendo muita importância em nossa movimentação e recebendo grandes impactos.
Os tratamentos incluem medicamentos para dor no quadril, fisioterapia e infiltrações. Em casos mais graves são realizadas cirurgias como a artroscopia e também há a possibilidade de substituir parte da articulação por uma prótese.
Tratamentos de ortopedia para o joelho
Os tratamentos de ortopedia para o joelho são diversos, já que essa é uma das articulações do corpo que mais sofre impactos e na qual vários problemas podem se desenvolver, como lesão nos ligamentos, lesão no menisco, artrite e luxação patelar.
A dor no joelho é uma das principais queixas dos pacientes, mas também pode haver inchaço, rigidez e dificuldades para caminhar.
Para aliviar os sintomas é possível usar medicamentos, joelheiras e talas, aplicar gelo, realizar sessões de fisioterapia e ficar de repouso.
As infiltrações também são uma opção para aplicar medicamentos direto no foco da dor. Mas, para casos mais graves ou quando o paciente não reage bem ao tratamento, é possível realizar uma artroscopia de joelho para corrigir diversos problemas na articulação
Ombro, cotovelo e mão
Articulações menores como as do ombro, do cotovelo e da mão podem sofrer com bursites, tendinites, fraturas e luxações. Muitos problemas nessas áreas são provocados por esforços repetitivos, mas quedas e pancadas também estão entre as principais causas.
Os tratamentos disponibilizados em uma clínica ortopédica são clínicos e cirúrgicos.
Pé e tornozelo
Problemas no pé e tornozelo podem ser tratados com medicamentos, fisioterapia e cirurgias minimamente invasivas, como a artroscopia. Essa área pode ser acometida por gota, joanetes, fraturas e artrose.
Tratamentos de ortopedia para câncer nos ossos
Os tratamentos de ortopedia para câncer ósseo envolvem várias abordagens, como a cirurgia para retirada do tumor, sessões de radioterapia e quimioterapia e procedimentos de enxerto ósseo. As opções selecionadas vão depender do tipo e da gravidade do câncer. E, muitas vezes, é necessário que uma equipe multidisciplinar atue em conjunto.