Quadril
O quadril é uma das mais importantes articulações do corpo humano. Formada pelo encontro da cabeça do fêmur com a bacia, ele permite que movimentos essenciais sejam executados, como sentar, levantar e caminhar. Entretanto, essa articulação pode ser acometida por diversos problemas que merecem atenção, pois podem causar grande dor e limitar os movimentos. Mas com o avanço da ortopedia surgiram uma série de tratamentos eficazes, que englobam desde o uso de medicamentos a cirurgias minimamente invasivas e à substituição cirúrgica da articulação.
Principais problemas que atingem o quadril
A dor no quadril costuma ser o primeiro sinal de que há algo errado na articulação. Outros sintomas importantes são a sensação de travamento, estalos e dor que irradia para outras áreas, como o joelho e coluna.
Artrose
A artrose é um tipo de desgaste na articulação, causada pela perda da cartilagem que protege os ossos, fazendo com que eles entrem em contato e atrito. O problema também é chamado de osteoartrite, osteoartrose ou doença articular degenerativa.
Fratura
As fraturas ocorrem após quedas, traumas esportivos ou acidentes, ocorrendo em pacientes jovens, por traumas de alta energia, ou em pessoas idosas, devido à osteoporose e traumas de baixa energia. Este problema necessita de tratamento precoce (urgente), devido a dores intensas, com limitação da mobilidade e da locomoção, em associação com graves riscos de complicações (tromboembolismo venoso).
Bursite trocantérica
A bursite é uma inflamação da bursa (também presente em várias outras articulações), localizada lateralmente no quadril, acarretando em dores, limitação à mobilidade, com piora ao deitar-se sobre o local.
Tendinite
A tendinite é um tipo de inflamação dos tendões. Quando atinge o quadril, além da dor local, o paciente pode se queixar de dificuldades de movimento e dor que irradia para outras áreas. O problema é geralmente causado por sobrecarga na articulação.
Impacto femoroacetabular
O impacto femoroacetabular decorre de alterações anatômicas do quadril (Pincer / Came), acarretando em disfunção na interação perfeita entre o osso da cabeça do fêmur e a bacia, presente em até 20% da população jovem, podendo levar a lesão na articulação, acarretando em desgaste precoce (artrose).
Osteonecrose
A osteonecrose é uma doença em que a cabeça do fêmur deixa de receber irrigação sanguínea, levando à isquemia e morte do osso medular da cabeça do fêmur. O paciente poderá sofrer de dificuldades de locomoção e dor intensa. Com a progressão da doença, ocorre a deformidade óssea e consequente artrose.
Tratamentos para doenças no quadril
O ortopedista especialista em quadril é o especialista capacitado para diagnosticar e tratar esse tipo de doenças. Durante a consulta, é realizado um exame físico e também um estudo do histórico do paciente para diagnosticá-las. E, na maioria dos casos, o profissional irá solicitar exames de imagem para verificar a real situação das articulações, como raio-x, ultrassonografia e ressonância magnética.
Medicações
Medicamentos, como anti-inflamatórios e analgésicos, são importantes para reduzir a dor e a inflamação, por isso, são receitados em quase todos os tratamentos para essa região.
Fisioterapia
A fisioterapia ajuda o paciente a manter ou recuperar a movimentação da área, além de fortalecer os músculos ao redor e proteger a articulação. As sessões também são importantes para que a pessoa aprenda a evitar esforços repetitivos e posturas inadequadas que podem desencadear o problema.
Infiltrações
As infiltrações consistem na aplicação direta de medicamentos na região afetada. Após a indicação de um especialista, o procedimento é realizado em uma clínica ortopédica de confiança.
Artroscopia
A artroscopia é uma cirurgia minimamente invasiva, realizada com o auxílio de um videoartroscópio. As incisões são menores e há menos riscos de complicações. Essa técnica é usada para tratar diversas patologias que não responderam bem ao tratamento conservador, como lesões na cartilagem e impacto femoroacetabular.
O procedimento pode ser realizado por um ortopedista da Unimed ou de outro plano de saúde capacitado para a técnica.
Próteses no quadril
Em situações mais graves, quando a articulação do quadril está muito prejudicada, é possível realizar uma cirurgia para a colocação de uma prótese. Nesse procedimento, a cabeça desgastada do fêmur e o encaixe da bacia (acetábulo) são substituídos por implantes articulares que imitam o formato da articulação. Assim, a articulação recupera a mobilidade e o paciente pode executar suas atividades corriqueiras livre da dor.