Pé e Tornozelo
O pé e o tornozelo podem ser acometidos por uma série de lesões e doenças. Por desempenharem um papel crucial em nossa movimentação, eles estão sempre expostos a cargas e situações capazes de provocar dor, inchaço e outros sintomas.
Problemas nessas articulações influenciam em toda a mecânica dos movimentos, fazendo com que a pessoa comece a mancar e aumentando a pressão em outras áreas, como joelhos e quadril. Por isso é fundamental procurar um ortopedista para diagnosticar e tratar o quadro o quanto antes
Principais problemas que atingem o pé e o tornozelo
A ortopedia descreve diversas condições que afetam o pé e o tornozelo, como:
Fraturas
O rompimento ou o trincamento de um osso nessa região gera muita dor e impede que o paciente execute movimentos simples, como colocar o pé no chão. O membro também costuma ficar inchado e sensível ao toque.
Joanetes
Joanete é o nome popular para hálux valgo, uma patologia caracterizada por um inchaço na articulação na base do dedão do pé, o que faz com que o dedo se movimente, pressionando os demais ou posicionando-se por baixo deles. Isso prejudica a distribuição do peso nos pés e pode afetar outras articulações.
Dedos em garra
Como o nome sugere, um ou mais dedos dos pés se dobram formando um tipo de garra. Essa deformidade é geralmente causada pelo uso contínuo de sapatos apertados e é mais comum em mulheres.
Gota
A gota é um tipo de inflamação dolorosa nas articulações, provocada pelo acúmulo de ácido úrico. É comum que o dedão do pé seja o mais atingido. O problema ocorre principalmente em homens acima dos 30 anos e raramente se desenvolve em pessoas mais jovens.
Artrose
A artrose é um desgaste na cartilagem que recobre as articulações e impede o contato direto entre os ossos. Este é um processo natural, mas que pode ser acelerado por fatores ambientais.
Como o pé e o tornozelo recebem grandes cargas constantemente, eles estão suscetíveis a desenvolver artrose.
Tendinite
A tendinite é uma inflamação dos tendões, geralmente causada por esforços repetitivos. No pé, ela surge com alguma frequência no tendão de Aquiles, afetando principalmente corredores e outros atletas e causando dor no calcanhar.
Pé plano
É um tipo de deformidade que costuma aparecer logo na infância. A sola do pé não possui a curvatura natural e fica totalmente apoiada no chão quando a pessoa está de pé. Muitas vezes o problema não causa dor no pé, mas ao longo do tempo acaba provocando problemas nas articulações.
Principais causas de problemas no pé e tornozelo
As patologias que atingem o pé e o tornozelo podem se originar por diversas razões:
- Problemas congênitos;
- Torção no tornozelo;
- Quedas;
- Pancadas durante atividades físicas;
- Acidentes de trânsito;
- Batidas em móveis;
- Saltos.
Tratamentos clínicos
As opções clínicas são as primeiras a serem consideradas no tratamento de doenças nessas articulações:
- Medicamentos: analgésicos e anti-inflamatórios são receitados para reduzir a dor e a inflamação;
- Fisioterapia: o ortopedista pode indicar sessões de fisioterapia para recuperar a mobilidade do pé e fortalecer a musculatura;
- Imobilização: muitas vezes o membro deve ser imobilizado até a sua recuperação;
- Repouso: o repouso evita que a lesão se agrave e dá ao corpo o tempo necessário para se recuperar.
Tratamentos cirúrgicos para o pé e tornozelo
A cirurgia no pé e tornozelo é reservada para os casos em que o paciente não respondeu bem ao tratamento conservador ou se a lesão for muito grave. A intervenção cirúrgica serve para tratar fraturas, torções e instabilidade nos ligamentos.
Um dos procedimentos mais comuns realizados em uma clínica ortopédica é a artroscopia, que faz parte do grupo de cirurgias minimamente invasivas. Com incisões mínimas e utilizando um aparelho chamado artroscópio, o cirurgião pode entender melhor a situação da articulação e tratá-la com menores chances de complicações.