Ombro, cotovelo, punho e mão
Regiões, como ombro, cotovelo, punho e mão, possuem articulações fundamentais para a movimentação de todo o membro superior e para o manuseio das necessidades diárias. Mas o uso constante de forma indevida, acidentes e pancadas podem fazer com que essas articulações deixem de funcionar adequadamente.
Em uma consulta com um ortopedista, o especialista é capaz de identificar as causas do problema e prescrever o melhor tratamento. Hoje temos um arsenal terapêutico, para as abordagens, seja de forma clínica e não invasiva, ou de formas minimamente invasivas, guiadas por ultrassonografia. Mas, para casos mais graves, há opções cirúrgicas, que são estudadas minuciosamente para o melhor plano terapêutico.
Diagnóstico de problemas no ombro, cotovelo, punho e mão
Para diagnosticar problemas no ombro, cotovelo, punho e mão é necessário procurar por um consultório de ortopedia. O especialista irá avaliar o histórico do paciente, a descrição dos sintomas e realizar um exame físico.
Exames de imagem, como raio-x, radiografia e ressonância magnética são usados para obter uma confirmação e ter uma ideia melhor da gravidade do problema.
Problemas mais comuns no membro superior
Tendinites
A tendinite é uma inflamação dos tendões, muito comum nas mãos, cotovelos e ombros. Os sintomas podem desaparecer com o tempo, mas há casos em que se agravam, se não houver o tratamento adequado, podem levar limitações graves, e até mesmo rupturas com necessidades de intervenções cirúrgicas.
Essa doença é causa frequente de afastamentos no trabalho e está intimamente ligada a atividades que exigem esforços repetitivos. Alguns profissionais são mais propensos a tê-la, como pianistas, bancários, professores e operadores de máquinas pesadas.
Bursites
A bursite é a inflamação da bursa, uma pequena bolsa com um líquido que ajuda a lubrificar as articulações. Sua manifestação é geralmente dolorosa e limitante.
A bursite no ombro é a mais comum, mas pode se desenvolver em qualquer área próxima às articulações, como quadril, cotovelo, punho, mãos e tornozelos.
Fraturas
O trauma do membro superior é frequente em nosso meio, tendo o punho como uma das fraturas mais comum do membro superior. Geralmente o trauma de ombro, cotovelo, punho e mão, cursa com dor e dificuldades para movimentar os membros, associado a deformidades.
Este problema pode surgir após pancadas ou acidentes, como quedas ao solo em idosos. Ele necessita, portanto, de atendimento médico imediato para imobilização, controle da dor e exames adequados da área afetada e planejamento do melhor tratamento.
Luxações
É um deslocamento da articulação, em que os ossos se desconectam, perdendo o seu contato de maneira inadequada, causando limitações no membro, dor, inchaço e dormência.
A luxação é uma urgência ortopédica, que deve ser tratada de forma imediata, sendo necessário que um especialista recoloque a articulação no lugar e siga com o tratamento mais adequado.
Tratamentos clínicos
Geralmente o tratamento para essas doenças é clínico. Dependendo do caso, o ortopedista especialista irá sugerir uma ou várias das abordagens abaixo:
- Medicamentos: é uma das primeiras opções utilizadas para reduzir os sintomas mais comuns, como dor no ombro ou na mão;
- Repouso: independentemente se o problema for uma bursite, tendinite, fratura ou luxação, é necessário respeitar um período de repouso para que a articulação se recupere;
- Fisioterapia: por meio das sessões de fisioterapia, a área atingida recupera sua mobilidade natural, além de fortalecer a musculatura ao redor para proteger a articulação e evitar novas lesões.
Tratamentos minimamente invasivos guiados por ultrassonografia em ombro, cotovelo, punho e mão
Intervenções guiadas por métodos de imagem para tratamento de ombro, cotovelo, punho e mão, como a ultrassonografia, vieram para dar segurança, pelo fato de realmente se estar vendo o que está acontecendo, ser mais eficiente por ter o alvo claro na tela e trazerem mais conforto, quando associadas a bloqueios analgésicos, que podem ser realizados em diversos tratamentos, que no passado seriam extremamente dolorosos.
Tratamento cirúrgico para ombro, cotovelo, punho e mão
Casos mais graves como fraturas, lesões ligamentares, tendinosas, nervos e cartilagens no ombro, cotovelo, punho e mão podem necessitar de tratamento cirúrgico e a clínica ortopédica, especializada, irá orientar o melhor tratamento.
Os tipos de procedimentos vão depender da gravidade do quadro e da condição clínica de cada paciente. Na avaliação, o profissional especialista em ombro, cotovelo, punho e mão discutirá qual serão as principais técnicas disponíveis para cada tratamento. É possível realizar uma cirurgia aberta ou uma intervenção minimamente invasiva, como a vídeo artroscopia, em que o interior da articulação é acessado por um instrumento chamado de artroscópio e o reparo das lesões realizados por pequenos furos.