Logotipo da Clínica Ortovita de Belém - PA

Joelho

O joelho é uma das articulações mais resistentes e importantes do corpo humano. Ela é formada entre os ossos do fêmur, patela e tíbia e desempenha funções primordiais em nossa movimentação.

Por estar em uma região de grande mobilidade e submetida a impactos frequentes, é natural que diversos problemas se desenvolvam nessa articulação, muitos deles causados por impacto, sedentarismo, sobrepeso e esforços repetitivos.

Mas doenças degenerativas e deformidades articulares também podem estar na raiz do problema. Os tratamentos disponíveis incluem medicamentos, fisioterapia, infiltrações e cirurgias.

Principais problemas no joelho

A dor no joelho é um motivo corriqueiro de ida aos consultórios de ortopedia. Em alguns casos, o problema desaparece sem causar maiores danos, mas em outros persiste, servindo de indicativo para situações mais graves.

Tendinite patelar

A tendinite patelar ocorre quando o tendão da patela fica inflamado ou irritado, provocando dor na parte frontal da articulação. Também pode haver inchaço e uma sensação de fisgada ao realizar movimentos simples.

Este problema está associado ao uso excessivo da estrutura durante a prática esportiva, em atividades, como correr, saltar, agachar-se e fazer levantamento de peso.

Luxação patelar

A luxação patelar é caracterizada pelo deslocamento lateral da rótula, impedindo-a de realizar o seu movimento natural. Assim, toda a articulação fica travada e, caso seja forçada, pode haver o rompimento dos ligamentos.

Este tipo de lesão costuma ocorrer após impactos e, para evitar o agravamento, o ortopedista deve ser consultado imediatamente.

Lesão no menisco

O menisco tem a função de amortecer cargas e evitar o contato direto do fêmur e da tíbia. Mas com o envelhecimento essa estrutura se torna mais frágil e suscetível a lesões, que provocam dor e limitação nos movimentos.

Apesar de ser mais comum a partir dos 40 anos, é possível sofrer uma lesão no menisco em qualquer idade.

Lesão no ligamento cruzado anterior

As lesões no ligamento cruzado anterior são mais comuns em atletas, pois estão associadas a torções no joelho que ocorrem após pancadas ou mudanças bruscas de direção. Em muitos casos é recomendado o procedimento cirúrgico para corrigir a lesão.

Artrite

A artrite é um problema comum nessa articulação, devido aos impactos frequentes. Essa doença faz com que a cartilagem que protege os ossos se desgaste pouco a pouco, assim eles entram em contato direto, o que provoca dor e deformidade. 

Tratamentos para dor no joelho e outros problemas

Problemas no joelho são um dos principais motivos para as pessoas buscarem por uma clínica ortopédica. A evolução tecnológica e o maior conhecimento das doenças permitiu que diversos tratamentos eficazes fossem criados. 

Abordagens conservadoras

Um ortopedista da Unimed ou de outro plano de saúde pode receitar diversos tratamentos não invasivos para lidar com a dor e outros sintomas:

  • Medicamentos: auxiliam no alívio da dor e na redução da inflamação;
  • Suporte: joelheiras e talas são capazes de estabilizar a articulação durante a cicatrização da lesão;
  • Gelo: a aplicação de compressas de gelo várias vezes ao dia é importante para reduzir a inflamação;
  • Repouso: conforme a prescrição médica, o paciente deve ficar de repouso para evitar o agravamento da lesão;
  • Fisioterapia: ajuda a fortalecer a musculatura e melhora a mobilidade.

Infiltrações

As infiltrações consistem na aplicação de medicamentos diretamente no foco da dor utilizando agulhas. Para acessar o local exato, o ortopedista faz uso de um equipamento que gera imagens em tempo real.

Artroplastia do joelho

A artroplastia do joelho é reservada para casos mais graves, quando a articulação foi severamente danificada e o paciente sofre com muitas dores e dificuldade de locomoção. Nessa intervenção cirúrgica, a articulação é substituída por uma prótese metálica que imita a anatomia natural da região. Este tipo de tratamento tem alcançado níveis elevados de sucesso.

plugins premium WordPress