Dor: quais os tratamentos que oferecemos.
A dor é um sintoma comum de diversas doenças e pode provocar limitações e um incômodo persistente. O primeiro passo para se livrar do problema é consultar um médico especialista, que irá realizar o diagnóstico e receitar o tratamento correto.
As abordagens utilizadas variam conforme a causa, a região atingida e a gravidade. Em muitos casos, são receitados medicamentos, compressas quentes e frias e fisioterapia. Entretanto, há uma série de opções que devem ser levadas em consideração, principalmente quando a intensidade da dor beira o insuportável, impedindo o paciente de fazer suas atividades diárias.
O que é infiltração por ultrassom? Em que partes do corpo pode ser usada para tratar a dor?
A infiltração por ultrassom é um procedimento moderno para o tratamento da dor, em que o especialista aplica uma injeção com medicamentos na área desejada, utilizando um aparelho de ultrassonografia para fornecer imagens em tempo real da região e garantir que a agulha chegue ao ponto exato.
Essa aplicação guiada torna o procedimento mais efetivo, pois o medicamento irá agir diretamente no foco do problema. Além disso, as injeções são menos dolorosas do que uma infiltração feita às cegas.
Devido ao grau elevado de eficácia e segurança, a infiltração por ultrassom é muito utilizada nas seguintes áreas:
- Coluna;
- Ombro;
- Joelho;
- Músculos e tendões;
- Punhos e mãos;
- Cotovelos;
- Pés e tornozelos.
Qual o benefício para o joelho da infiltração guiada por ultrassom?
A infiltração no joelho com o auxílio do ultrassom garante um alto nível de precisão durante a aplicação, pois o especialista conseguirá visualizar todas as estruturas ao redor, evitando danos indesejados aos tecidos.
Além disso, o ultrassom oferece muitas vantagens em relação a outros exames de imagem usados para acompanhar procedimentos:
- Não emite radiação, como ocorre no raio-x e na tomografia;
- Permite visualizar tanto tecidos ósseos quanto tecidos moles, o que não é possível no raio-x;
- É mais dinâmico e permite maior mobilidade do que outras tecnologias;
- O custo do procedimento é menor do que uma tomografia, por exemplo.
Que tipo de dor pode ser tratada com a infiltração por ultrassom?
A infiltração por ultrassom é eficiente no tratamento para a dor oriunda de diversas doenças, como:
- Tendinites;
- Bursites;
- Sinovites;
- Tenossinovites;
- Artrose;
- Cistos sinoviais;
- Síndrome do túnel do carpo.
Quais os riscos de uma infiltração?
Os riscos do procedimento guiado por ultrassom são similares aos de qualquer tipo de injeção, como sangramento, infecção e lesão nas estruturas ao redor. Entretanto, as infiltrações são exaustivamente estudadas e os resultados mostram que há índices muito baixos de erros e complicações.
Rizotomias
A rizotomia é um procedimento minimamente invasivo para o tratamento de dores na região da coluna, sobretudo quando não houve a reação esperada a tratamentos mais conservadores.
Em uma rizotomia, o ortopedista especialista em coluna utiliza um aparelho de radiofrequência para reduzir a sensibilidade dos nervos. Assim, é possível controlar os incômodos apresentados pelo paciente.
Os efeitos podem durar meses ou até anos, dependendo do período em que os nervos levam para se regenerar completamente.
Durante o procedimento, o paciente é submetido à anestesia local e a uma leve sedação. Também são usados aparelhos de imagem em tempo real, que guiam o médico da coluna para que a intervenção ocorra no local exato.
Bloqueios facetários para dor na coluna
Os bloqueios facetários ou infiltrações na coluna são usados em tratamentos para dor quando o sintoma é persistente e não pôde ser sanado com as opções convencionais. Esta abordagem consiste na aplicação de medicamentos diretamente nas facetas da coluna.
Para garantir maior precisão, o especialista utiliza um equipamento de imagem em tempo real, que mostra a posição exata da agulha. O bloqueio é realizado com o paciente levemente sedado. O procedimento dura de 30 a 60 minutos e a alta ocorre no mesmo dia. No dia seguinte já é possível retornar às atividades cotidianas.